[vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Existem muitas maneiras de oferecer treinamentos ao seu time de colaboradores. Pode ser on-line, presencial ou semipresencial. Mas o que importa é que essas essas capacitações ajudam a motivar os profissionais, contribuindo para o seu bem-estar dentro da companhia e estimulando-os a dar melhor de si no dia a dia.
Vamos a algumas dicas para você preparar melhor seus colaboradores:
Defina os objetivos das capacitações
Antes de iniciar qualquer tipo de treinamento de funcionários, os gestores precisam planejar bem os objetivos da formação. Não adianta oferecer, treinamentos cujo tema principal não tem nada a ver com o dia a dia dos colaboradores.
É essencial identificar os motivos que levaram você ou a empresa a pensar em fazer uma capacitaçãoSempre se faça algumas perguntas, como:
- O treinamento é para qual fim?
- alguns funcionários estão apresentando dificuldades em determinadas áreas?
- Meu objetivo treinar o time para utilizar uma nova ferramenta?
- Meu objetivo é reciclar os colaboradores?
Percebeu. No meio deste processo de questionamento, você conseguirá descobrir facilmente seu objetivo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”120″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Busque sempre identificar as fraquezas de sua equipe
Mesmo com os objetivos gerais apresentados acima, é importante observar e identificar as fraquezas apresentadas pela equipe durante a rotina de trabalho, pois essa análise é essencial para projetar novos treinamentos.
Para isso, tente sempre fazer um acompanhamento diário, revisitar relatórios de metas, histórico de reclamações e avaliações de desempenho. Essas informações devem ser compartilhadas com a equipe de Recursos Humanos da empresa. Assim, é possível direcionar a capacitação para os aspectos que precisam ser potencializados pela sua equipe.
Desenvolva as habilidades específicas do seu time
Os treinamentos durante o trabalho têm como foco o desenvolvimento de habilidades específicas, como o aprimoramento de técnicas utilizadas no dia a dia pelos funcionários e são um modelo de treinamento muito próximo da realidade da equipe
Este tipo de treinamento reforça a motivação em aprender. Principalmente quando realizado durante o período de experiência do profissional na empresa.
A principal vantagem do treinamento em serviço é a chance do funcionário aprender na prática tudo o que ele vivenciará na sua rotina. Mas, é preciso que o colaborador mantenha o foco durante todo o processo para não perder nenhum ponto importante.
Pense em um plano de educação corporativa
Após definir os objetivos das capacitações e identificar as fraquezas do time, as empresas precisam escolher a melhor maneira de aplicar esses conteúdos. A educação corporativa vem sendo uma prática adotada por inúmeras empresas, independentemente do segmento ou do porte. Focada na gestão de pessoas, ela tem como meta promover o desenvolvimento dos funcionários, a gestão do conhecimento e o crescimento da corporação.
Esse tipo de formação se diferencia das demais porque reúne um conjunto de ações que estimula o desenvolvimento do time em consonância com os objetivos macro da empresa, incentivando processos de inovação e a melhoria contínua dos colaboradores.
As empresas podem optar por realizar o treinamento de funcionários dentro do próprio ambiente de trabalho ou nas modalidades a distância ou semipresencial. A escolha da modalidade deve levar em conta os custos e também o perfil dos colaboradores.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”10″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Adote programas de desenvolvimento de pessoas
Todas as pessoas possuem perfis e habilidades distintas. Ninguém é igual a ninguém. Alguns tem facilidades em matemática, outros em tecnologia, outros possuem mais aptidões físicas e por aí vai. Com tanta diversidade, é interessante incentivar as habilidades individuais.
É uma maneira muito legal de criar um vínculo de confiança entre a empresa e seus colaboradores. Ajuda também a acompanhar o progresso de funcionários e a identificar e valorizar talentos internos.
Esta aqui é a dica mais valiosa. Seja um exemplo
Não adianta realizar uma série de capacitações na empresa e não ser um exemplo para o seu time.
Supervisores, coordenadores e gerentes devem encontrar espaço nas suas agendas para acompanhar os treinamentos realizados na empresa, pois é imprescindível que eles tenham conhecimento de causa dessas formações.
É extremamente importante que você mostre, no seu dia a dia, a importância de seguir os conceitos adotados pela companhia e as boas práticas de relacionamento.
Faça uma avaliação dos seus resultados.
Para certificar que a capacitação oferecida foi bem aproveitada, é possível fazer uma avaliação de resultados. Ao final do treinamento, a empresa pode aplicar para os participantes um questionário de satisfação, de preferência anônimo, com questões sobre a relevância do assunto, a qualidade do treinamento e o domínio que o instrutor apresentou, por exemplo. Além disso, uma rápida conversa com os colaboradores envolvidos pode ajudar a identificar possíveis falhas no treinamento ou pontos para serem aperfeiçoados.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”1580″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Por fim, Uma equipe bem treinada pode, sem dúvida alguma, se tornar o grande diferencial de uma empresa. Afinal, isso se reflete diretamente na interação entre os colaboradores e na produtividade. Uma empresa que investe na capacitação dos colaboradores se torna mais competitiva no mercado e demonstra que valoriza as pessoas que a integram, gerando mais engajamento e motivação.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]