Como fortalecer a segurança do trabalho nas empresas!

Independente da área e do porte das empresas, os riscos à segurança do trabalho estão por todo lugar. Para prevenir acidentes é muito importante saber sobre práticas corretas para garantir a integridade do trabalhador. Seja qual for a área de qualquer empresa, a probabilidade de acidentes e riscos podem ser minimizados e até eliminados pelo simples ato de fortalecer a gestão da segurança do trabalho.

Para melhorar a Gestão de Segurança do Trabalho é preciso fortalecer as regras de segurança e envolver todos os trabalhadores da empresa. Esta participação é fundamental e para conseguir isto, é preciso encorajar a comunicação imediata quando se percebe qualquer risco ou perigo no ambiente de trabalho. Fazendo isto, todos se sentirão responsáveis pela segurança. A empresa precisa sempre demonstrar seu comprometimento com a segurança, seja através de reuniões regulares como o DDS ou seja valorizando os treinamentos de segurança.

Manter treinamentos regulares para todos os níveis da empresa, demonstra o seu comprometimento com a saúde e segurança dos colaboradores que ali trabalham. É muito importante preparar estes colaboradores para situações de emergência. Quando a empresa dá aos funcionários a oportunidade de se familiarizar com as regras de prevenção e controle de riscos e realiza treinamentos, simulações e outras atividades relacionadas a atividades de emergência. Ela deixa claro os procedimentos de segurança e as consequências ali envolvidas. Muitas vezes os procedimentos de segurança são ignorados pela falta de comunicação.

Fazer análises frequentes da segurança no ambiente de trabalho, verificando equipamentos e o próprio ambiente, além de revisar os riscos e as medidas de controle é essencial para o sucesso da gestão da segurança do trabalho nas empresas. Procure revisar e otimizar sempre e com frequência regular, pois quando se trata de segurança, se você quiser manter seu local de trabalho seguro, precisa sempre estar atento à possíveis mudanças e aperfeiçoar identificando as oportunidades para aplicação de medidas preventivas.

Acidentes de Trabalho são os maiores causadores de pedidos de indenização junto à Justiça do Trabalho. Estes acidentes ocorrem quando a equipe não está preparada ou treinada o suficiente. A ocorrência de um acidente de trabalho assegura à vitima e a família dela o direito de indenização mediante as consequências do sinistro ocorrido. Este sinistro pode ser categorizado como incapacidade temporária, incapacidade permanente ou morte. Mas, todos estes problemas podem ser solucionado com a aplicação de métodos que garantam a diminuição de riscos ao trabalhador. A empresa, quando contrata profissionais especializados em segurança do trabalho e investe em Treinamento, encontra ali a melhor solução, que é fazer com que o funcionário conheça a função irá exercer. A partir daí, é possível garantir que o indivíduo esteja preparado para executar o trabalho, sem oferecer riscos ou prejuízos à equipe e ao empregador.

Comunique o trabalhador sobre as condições de trabalho e sobre os riscos e condições relativas à função e ao espaço em que ele irá operar. A melhor forma de garantir que ele receba esta informação é por meio do treinamento constante e regular. A empresa também deve divulgar informes e manter sinalizações específicas nos equipamentos e em todo o ambiente, além de oferecer Equipamentos de Proteção Individual aos funcionários que exercem atividades de risco. O responsável pela segurança do trabalho, deve fazer vistorias frequentes para certificar que os equipamentos estão sendo utilizados de forma correta, evitando assim acidentes.

Uma das primeiras coisas que técnicos em segurança no trabalho devem fazer em uma empresa é se conectar com seus contatos CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), um grupo formado por representantes indicados pela direção, representantes elegidos pelos funcionários e secretariados. Essa comissão tem a função de manter a segurança no trabalho, criar regras de segurança para a empresa e acompanhar e eficácia e cumprimento dessas. Converse sempre muito com eles, lembrando que a CIPA será um dos mais importantes aliados na gestão de segurança no trabalho. E ela funciona muito melhor se for valorizada pelos técnicos em segurança do trabalho. A CIPA cuida não só da saúde física dos funcionários, ela cuida também da saúde mental e do bem-estar.

Utilizar sistemas de comunicação rápida é uma importante ferramenta para acontecimentos inesperados. Com eles, é possível fazer contato com toda a equipe para, por exemplo, desocupar rapidamente uma área em risco ou remover trabalhadores feridos. Prevenir acidentes de trabalho, além de afastar as indenizações, é manter a qualidade do serviço prestado e reforçar a produtividade. Um quadro de funcionários seguro e saudável assegura uma imagem positiva da empresa junto ao mercado de trabalho.

Bons técnicos em segurança do trabalho também devem ficar por dentro de todas as documentações da empresa e certificar-se periodicamente se estão atualizadas e se atendem as necessidades da empresa. Principalmente PPRA e PCMSO, os documentos mais pedidos em caso de fiscalização. Esteja sempre em dia com as normas e leis, é nelas que você vai se apoiar e é delas que depende uma atuação mais assertiva.

Temos um post muito bom aqui no nosso blog sobre PPRA. Se quiser ler, basta clicar no link abaixo! Boa leitura.

http://segurancadotrabalho.a2rc.com.br/programa-de-prevencao-de-riscos-ambientais-ppra/

Deixe um comentário