Dicas para você aumentar a participação nos seus treinamentos!

Engajar os colaboradores não é uma tarefa fácil e as vezes leva um tempo. Portanto, seja paciente. As vezes os resultados demoram a aparecer. Mantenha-se motivado, pois a recompensa é garantida!

Chame a diretoria e os gerentes para participar. Eles podem fazer isso através de reuniões, instruindo os gestores e liderando pelo exemplo. deixe que a diretoria tenha um papel importante.

Explique bem seus objetivos para todos, deixando claro o propósito do treinamento e o que você espera dos trabalhadores após o programa.

Seja acessível, os funcionários podem ter dúvidas ou preocupações. Dê sempre a oportunidade de sanar dúvidas assim que elas surgirem. Além disso garanta espaço para que os trabalhadores compartilhem suas opiniões, a ideia é fazer com que eles sintam que sua opinião é importante e será ouvida.

Nunca deixe de dar retorno a uma opinião. O fato da opinião dos seus treinados serem levadas a sério, garante a participação no treinamento. No primeiro momento é interessante que você disponibilize formas para os treinados darem sua opinião de forma anônima, esta é uma ajuda para a etapa inicial, porém assim que a cultura de participação for estabelecida, tente não usar mais esta técnica.

Seja criativo e crie formas de passar informação que possa engajar tanto os colaboradores quanto a diretoria, veja qual é a melhor forma para cada um e use sua criatividade para fazer isso.

Seja conhecido. Caminhe pela empresa, fale com todos os trabalhadores e se torne conhecido não só pelo treinamento, mas pela sua pessoa. Todos nós confiamos mais em pessoas que conhecemos e gostamos.

Faça reuniões diárias, curtas e incisivas, tais como as sugeridas pelo Diálogo de Segurança (DDS), para que todos os funcionários conheçam claramente, sem dúvida alguma, as normas de segurança do trabalho e reconhecer alguns fatores para melhoria.

Seja consistente. Defina expectativas e recompense as pessoas. Demonstre diariamente que você mesmo segue os manuais de segurança e utiliza os equipamentos de proteção individual, por exemplo — ou seja, não apresente inconsistência entre aquilo que você solicita, pois você mesmo faz e serve de exemplo. Dessa forma, você inspira os outros a fazer o mesmo.

Reconheça o esforço dos funcionários que estão buscando aplicar as normas e que mudam seus comportamentos e também os que estão trazendo bons resultados. Use exemplos da própria equipe como fatores inspiradores para mudar a atitude daqueles que são mais resistentes ou relapsos.

Deixe um comentário