Como criar treinamentos mais eficazes!

A construção de um treinamento eficaz deve ser feita de forma estratégica e bem direcionada. Por isso é extremamente importante conhecer todas as etapas que compõem esse tipo de conteúdo.

A primeira etapa é a identificação das necessidades dos colaboradores a serem treinados, buscando os pontos que mais precisam de atenção.

  • Motivo do treinamento: Porque realizar o treinamento? Essa pergunta dará uma direção para as futuras ações. Um exemplo interessante sobre um motivo que pode levar a sua agência a realizar um treinamento é “Por que meu índice de refação é alto?”
  • Quem será treinado: Identificar quais setores e profissionais serão envolvidos na capacitação.
  • Quando será realizado: Definir uma data para o início e fim do treinamento é vital. Seu planejamento será baseado principalmente por esse item.
  • Que tipo de treinamento será aplicado: Saber identificar qual modelo de treinamento será utilizado é tão importante quanto realizar o treinamento em si. Quem sabe usar games, ou tornar o treinamento mais lúdico, tudo isso gera um excelente nível de engajamento.
  • Quais resultados quero alcançar com o treinamento: Essa é uma etapa muito importante. Os resultados desejados pelo treinamento têm que estar bem definidos e alinhados com todos os participantes. Eles podem ser variados, vai depender do motivo pelo o qual o treinamento está sendo realizado.

O próximo passo é o planejamento do treinamento com a reunião dos principais dados relacionados à organização. Sempre se faça estes questionamentos:

  • Responsável: Quem será a pessoa responsável pela aplicação do treinamento? Certifique-se que essa pessoa tenha uma boa relação com a equipe e que a mesmo tenha conhecimento necessário para guiar os treinandos;
  • Quais materiais serão utilizados no treinamento: Dependendo do tipo de capacitação, será necessário preparar os materiais que serão utilizados (Sala de reunião, aparelho de som, internet, etc). Deixe tudo preparado para o início do treinamento.
  • Avaliação de reação: Tão importante quanto realizar o treinamento, a avaliação de reação irá mensurar a percepção dos treinandos sobre o conteúdo aplicado. Essa ferramenta é muito importante, será através dela que você conseguirá ter um feedback sobre o treinamento aplicado.

O último passo é coletar as informações dos interessados em participar do evento e fazer a divulgação de forma segmentada. Uma dica para aumentar o interesse é centralizar os dados mais relevantes e disponibilizar como material de estudo para que os colaboradores compreendam como irá funcionar o treinamento.

Outra recomendação é pautar o treinamento em dados que sejam próximos aos participantes evidenciando quais aspectos estão sendo mais prejudiciais ao desenvolvimento individual e coletivo.

Além disso, os treinamentos não devem ser restritos apenas aos funcionários, devendo ser aplicados também com as lideranças.

Para a construção do material de treinamento, abuse e use das tecnologias disponíveis que vão te ajudar a conseguir interação com seu público treinado (powerpoint, vídeos, animações, atividades, games, etc).

Após a etapa de preparação, chegou o momento de aplicar o treinamento. O importante é colocar em prática tudo aquilo que foi planejado com tanto carinho e dedicação. Esse momento deve ser prazeroso e construtivo. Reforce com seu time a importância do treinamento e coloque eles sempre no centro das atividades!

Deixe um comentário