Dicas para criar uma apresentação no PowerPoint

A apresentação em PowerPoint é a eterna companheira das palestras, aulas, reuniões e outras formas de apresentação em público.

Este recurso visual pode realmente trazer um complemento pedagógico importante. No entanto, se utilizada da maneira errada, a apresentação em PowerPoint pode matar sua oratória e também o público (de tédio).

Veja algumas dicas para que você saiba como fazer uma apresentação em PowerPoint que trabalhe a seu favor, ao invés de torturar a sua plateia.

 

Comece pelo fim
Quando estiver planejando a apresentação, sempre saiba qual a conclusão você quer passar a para a platéia? Comece redigindo o último slide da apresentação. Assim, você construirá todos os slides anteriores de forma a chegar nessa conclusão.

Use pouco texto
Seja o mais conciso possível, e não se preocupe com os detalhes. Os slides do PowerPoint não servem para que você tenha uma cola e possa ler a sua fala. A ideia é inserir apenas os pontos chaves de cada parte da sua exposição, para que o público possa se situar. Por isso, evite parágrafos ou frases longas e busque dar destaque às palavras-chave, usando negrito. Trate de apenas um assunto em cada slide.

Evite o uso de marcadores
Só use marcadores quando absolutamente necessário, como no slide introdutório, por exemplo, em que você pode enumerar as idéias a serem expostas.

Separe os assuntos
Procure colocar apenas uma idéia ou gráfico por slide. Caso seja necessário, divida as suas informações em vários slides.

Não é preciso ser designer para reconhecer um slide de PowerPoint feio e desorganizado. Alguns cuidados simples podem garantir a estética de sua apresentação e evitar que ela pareça amadora.

Escolha imagens chamativas, relacionadas ao tema e sempre em alta resolução. O público não quer ver pixels. Você pode buscá-las em algum banco de imagens. Tem vários deles com imagens gratuitas na internet.

Use apenas duas fontes
Use dois tipos de fonte: uma para os títulos, outra para o texto. De preferência, use fontes sem serifa, como a Arial e a Tahoma.

Nada de letrinhas miúdas
Evite usar fontes menores que 28 pontos. O menor tamanho aceitável é 24.

Pense nas cores, mas não exagere!
As cores ajudam a hierarquizar e destacar informações, a criar contraste, e a harmonizar uma apresentação.

Busque uma paleta de cores que te ajude com essa tarefa, criando sempre regras. Por exemplo: títulos sempre amarelos, subtítulos sempre cinzas e destaques sempre em laranja.

Atenção ao contraste de cores. Se o fundo for escuro, utilize uma cor clara e vice-versa. O público não deve ter que se esforçar para conseguir ler um slide, ou ele desistirá

Enfatize o que é importante
Ao montar um gráfico, destaque sua informação mais relevante, e faça isso no próprio slide, em vez de usar o laser pointer.

Faça os gráficos certos
Gráfico de pizza? Prefira a versão 2D. A versão 3D distorce as imagens. E use apenas duas cores nos gráficos de barras.

Aplique a regra dos 3 segundos
Depois de terminar sua apresentação, releia os slides e veja se cada um deles pode ser compreendido em no máximo 3 segundos.

Não leia o que está escrito
Não repita para o público, em hipótese nenhuma, as frases que estão escritas nos slides. Isso fará com que você seja ignorado.

Deixe um comentário