O SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e é uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores.
O SESMT está estabelecido no artigo 162 da consolidação das leis do trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora NR – 04. Dependendo da quantidade de empregados e da natureza das atividades, o serviço pode incluir os seguintes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.
O SESMT foi criado com o aumento de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho. Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer e prejudicar a empresa.
Trabalhar em um ambiente seguro é um direito de todas pessoas, e a cabe as empresas proporcionarem esse ambiente, prezando sempre pela segurança e bem estar dos seus funcionários, um vez que um local de trabalho harmonioso é um estimulo para que os empregados desempenhem da melhor maneira as suas funções.
Um breve histórico
O SESMT nasce ainda durante a revolução industrial, quando é notado um aumento nos casos de doenças ocupacionais. Porém, no Brasil, toda essa preocupação com a segurança no trabalho e a prevenção das doenças ocupacionais começou de maneira tímida e há pouco tempo. Em 1981 quando a lei de proteção ao trabalho de menores foi criada começaram a surgir as preocupações com a segurança no ambiente de trabalho e então começou a ser pensado maneiras de melhorar o serviço.
Antes disso, já existia uma lei, criada em 1919, sobre os acidentes de trabalho, mas nessa lei não estava incluída os serviços de tratamento das doenças, uma vez que o SESMT foi criado apenas em 67, ainda como um serviço que tinha o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Esse serviço é composto pelos profissionais atuais só foi alterado em 1990, após várias reuniões e projetos que buscavam a melhoria da saúde do trabalhador. Atualmente os profissionais que compõem o SESMT são os Médicos do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho, Técnicos em Segurança do Trabalho e Auxiliares de Enfermagem do Trabalho.
Profissionais que integram o SESMT
As empresas que têm o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho disponibilizam aos seus funcionários profissionais qualificados, e que vão ficar dentro da própria empresa auxiliando os empregados sempre que preciso conforme determinação da NR – 04.
Algumas empresas não tem o SESMT in loco, mas disponibilizam o atendimento imediato dos empregados com profissionais que fazer parte desse serviço sempre que houver necessidade.
Para fazer parte do SESMT é preciso atender aos seguintes requisitos:
Médico do Trabalho: além do diploma de médico, curso de pós graduação na área de medicina do trabalho ou fazer a residência médica em alguma área que seja relacionada com a saúde do trabalhador.
Engenheiro de Segurança do Trabalho: O profissional graduado em Engenharia ou Arquitetura com pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Enfermeiro do Trabalho: Profissional formado em enfermagem com curso de pós graduação na área de Enfermagem do Trabalho.
Técnico em Segurança do Trabalho: Profissional com curso técnico e registro no ministério do Trabalho.
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: Técnico em Enfermagem com certificado de qualificação em enfermagem do trabalho.
Esses são os profissionais que todo o SESMT deveria ter, sendo que em algumas empresas esse serviço se apresenta mais completo, podendo possuir outros profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Qual a importância do SESMT?
O SESMT em primeiro momento para algumas empresas pode parecer ser apenas mais um gasto com mais funcionários, porém com a implantação desse tipo de serviço as empresas acabam por reduzir outros gastos, uma vez que o seu objetivo é de trabalhar em conjunto com outras áreas de uma empresa a fim de agir para evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É o SESMT quem vai avaliar a segurança dos setores de uma empresa e elaborar projetos de melhorias que vão deixar o ambiente mais seguro e agradável para o trabalho.
Além disso, o SESMT, em parceria com a CIPA, é o responsável por promover a SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, um evento voltado para os funcionários com o objetivo de mostrar a eles a importância da trabalhar usando equipamentos de segurança e de evitar atividades de risco sem preparação. Além disso, na SIPAT também é promovida atividades para que os funcionários se sintam melhores no seu ambiente de trabalho, uma vez que um local de trabalho seguro e prazeroso, os funcionários desempenham melhor as suas funções.
Saiba mais neste excelente artigo do Nestor Waldhelm Neto. E´só clicar no link abaixo: